Chegou, pois, o dia dos Ázimos, em que se devia imolar a Páscoa. E “Ele” enviou Pedro e João, dizendo: “Ide e preparai a Páscoa para que a comamos”. Eles disseram-lhe: - “Onde queres que a preparemos ?” Disse-lhe Ele: “Entrando na cidade, virá ao vosso encontro um homem com um cântaro de água; segui-o até a casa em que ele entrar, e dizei ao dono da casa: “ O Mestre te diz: Onde está a sala em que hei de comer a Páscoa com meus discípulos? Ele vos mostrará uma sala grande, mobiliada; fazei ali os preparativos”. E, indo eles, encontraram como lhes dissera e prepararam a Páscoa.
A palavra da última Páscoa.
Quando chegou a hora, pôs-se à mesa, e os apóstolos com Ele. E disse-lhes: “ Ardentemente desejei comer esta Páscoa convosco antes de padecer, porque vos digo: não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus.”
A palavra do último cálice.
Tomando o cálice, deu graças e disse: “Tomai-o e distribui-o entre vós; porque vos digo: desde agora não beberei do fruto da videira até que chegue o Reino de Deus.”
Instituição do Pão Eucarístico.
E tomando o pão, deu graças, parti-o e deu-lho, dizendo: “Este é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim”.
Instituição do Cálice Eucarístico
Igualmente o cálice, depois de haver ceado, dizendo: “Este cálice é o novo Testamento em meu sangue, que é derramado por vós.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário