A IMAGEM DE DEUS NASCE NA CRIANÇA ATRAVÉS
DO COMPORTAMENTO DOS PAIS
Quando uma criança vive num ambiente de Amor, ela recebe a imagem de um Deus que ama.
Ao apresentarmos uma criança para o Batismo nós, pais e padrinhos, assumimos a responsabilidade de promover o crescimento da Vida Cristã que se inicia.
Nós temos a importante missão de Educar a Criança na Fé.
Os pais comunicam o que são e a criança vendo as atitudes deles, capta as imagens e passa a viver de acordo com esse modelo.
Não educamos uma criança só pelo que se fala. A melhor pedagogia de ensino é pelo exemplo. Daí, a atitude de um pai bom e amigo, de uma mãe meiga e amorosa, moldar e determinar, por assim dizer, como a criança será, não por temperamento, mas pelo que ela mais admirou no pai e na mãe.
Uma criança aprende ou não a amar, pelo que ela vê de amor ou desamor no lar em que vive. Então, se existir amor entre os pais e dos pais para com os filhos, ela assimilará a imagem de um Deus que ama. Mas, se houver desunião, ela assimilará uma imagem de desamor.
O amor é o principal sentimento e paralelo a ele caminham outros sentimentos que só podemos sentir a partir do momento em que surgir o amor.
A criança tem necessidade de afeto, de amar e de ser amada.
Com carinho, atenção e acompanhamento médico, atendemos as necessidades da criança.
Alimentá-la, banhá-la, mantê-la num local seguro, higiênico, saudável, proporcionar-lhe um sono tranqüilo, também faz parte da educação cristã.
Mãe atenta, respeita a individualidade da criança. Umas são mais calmas, outras mais agitadas!
A presença dos pais é necessária para a saúde emocional, física e intelectual da criança.
Os pais devem estar abertos ao diálogo. Ouvir, conversar, brincar, abraçar e beijar, contar histórias, rezar, ler trechos da Bíblia, ensinar-lhes as datas das comemorações cristãs (Natal, Semana Santa, Páscoa, etc.), os dias da semana, os meses, os dias dos aniversários dos irmãos, parentes e amiguinhos, são ensinamentos necessários e a criança gosta muito!
Pais: sejam felizes em companhia das crianças e, nos momentos difíceis, demonstrem aos seus filhos que sempre existe uma saída. Tenham fé em Deus, amem ao próximo, levem as crianças à igreja.
A criança atendida em suas necessidades por seus pais, padrinhos e familiares, terá uma imagem verdadeira de Deus, que é Amor, que nos dá o poder de escolha, que é bom, que está presente, que dialoga, que ouve e responde.
A criança que recebe uma boa formação consegue:
Forças espirituais para superar as dificuldades;
Paciência para enfrentar os reveses da vida;
Confiança de que pode contar com Deus em qualquer situação.
O amor é como o sol que faz abrir a flor!
Sem sol o botão não abre!
Sem amor a criança não será feliz!
Semeie e trate com carinho e amor
A flor que você tem em casa.
Virgínia Amadei.
Postado por Vigínia.
http://avidapresentededeus.blogspot.com/