quinta-feira, 4 de março de 2010

SÃO JOÃO EVANGELISTA

O Apóstolo São João, é natural de Betsaida, filho de Zebedeu e de Salomé, irmão mais moço de Tiago Maior. O apóstolo já era ancião, quando editou o quarto evangelho, provavelmente pelo fim do primeiro século, Este Evangelho foi escrito em Éfeso, na Ásia, e lá viveu até o tempo do Imperador Trajano ( 98-117), foi redigido em grego; Este testemunho é de S. Irineu que tem especial autoridade, porque, quando moço, ainda ouviu o Bispo S. Policarpo de Esmirna, discípulo imediato de São João.
Chamam, às vezes, a este Evangelho, de “ Evangelho espiritual”. A importância de suas demonstrações apologéticas e de suas exposições teológicas provem do fato que o autor foi confidente do Senhor.
Orígenes, o grande pensador alexandrino do III século, concluía assim suas meditações acerca de São João: “ Ousemos proclamar que a flor de todas as Escrituras é o Evangelho dado por João; não lhe pode perceber o sentido quem não tenha repousado no coração de Jesus ou não tenha recebido, de Jesus, Maria como Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário