terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Agape Cristão

Perdoe-me se infelizmente escapar da minha revisão alguns erros de digitação.
Virginia Amadei.


Nós vimos anteriormente um texto sobre:
- A Literatura (Nacional) continuemos com o mesmo tema, agora um trecho da- Literatura de Roma. O Ágape Cristão de Tertuliano, importante e original escritor latino, nasceu por volta de 155 em Cartago. Formou-se como jurista e exerceu advogacia em Roma.
O Ágape Cristão
A fundação de nossa ceia é já indicada pelo nome: - De fato, é chamada, com um têrmo que entre os gregos, significa
“amor” (ágape)...
Não nos sentamos antes de havermos preliberado uma prece a Deus; comemos o quanto come quem está com fome, bebemos o quanto é útil a pessoas sóbrias.
Assim nos saciamos como pessoas que se lembram de que devem adorar a Deus também a noite; e falamos como pessoas que sabem que Deus as escuta.
Depois de lavadas as mãos e acesas as luzes cada um é convidado a cantar à porfia, em louvor de Deus, aquilo que pode, ou um hino das sagradas escrituras ou qualquer coisa composta pela própria pessoa: e então se vê de que modo bebeu.
Uma outra prece encerra o banquete.
Depois nos separamos, não para ajudar bando de salteadores ou grupos de vagabundos nem para nos abandonarmos à lascívia,mas para prosseguirmos com a mesma modéstia e pudor, como pessoas que não se alimentaram tanto de comidas quanto de senso moral.
(“Apologeticum”,39)

Nenhum comentário:

Postar um comentário