quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Um olhar sobre São Paulo - por Ricardo Viveiros.
Continuando, apenas um trecho do Prefácio de João Crestana, presidente do Secovi - São Paulo.
.... “Cada uma das dez zonas geográficas da sexta maior cidade do mundo tem peculiaridades incomparáveis. São cidades dentro da cidade, com usos, costumes e mesmo sotaques diferentes, influências das levas de imigrantes que ali se instalaram.
Quantas homenagens, tantas nacionalidades e origens....
Á Mãe Preta no largo do Paissandu...
Avenida Ipiranga, com a Avenida São João, tradicional veneração dos católicos europeus...
...O Espigão altaneiro da Avenida Paulista, espírito bandeirante, sempre paralela à Avenida Brasil...
Ligam-na a Avenida Rebouças, dos irmãos André e Antonio, ilustres reflexos baianos da miscigenação africano-europeia e a Rua Augusta, imperial visão do empreendedor português Vieira.
Correndo no mesmo sentido daquelas, a carioca lusitana Avenida Faria Lima e a italiana Avenida Berrine vêem seu transito engrossar com a torrente de veículos despejados pela mineiro-checa Avenida Juscelino Kubitschek e pela Avenida Republica do Líbano.
E a acelerada confluência de cidadãos aturdidos nesta rede viária cosmopolita se encontra no exuberante e verde conjunto botânico de Manequinho Lopes, Lucas Garcez, Niemeyer e Burle Marx que por ironia da história ainda se chama Ibirapuera, do idioma Tupi, árvore deteriorada.
....Este é o objetivo deste livro. Mais do que um tributo de amor a São Paulo, expresso nos vários testemunhos que a obra reúne, ele busca estender o olhar para além das montanhas do presente imediato...”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário